Simpósio de Engenharia de Produção
A comissão científica do SIMPEP é formada, unicamente, por professores doutores pesquisadores na área de Engenharia de Produção, pertencentes às universidades de diferentes estados do Brasil. Anualmente, o Simpósio reúne cerca de 450 participantes provenientes de todos os estados brasileiros, durante os três dias de sua realização, com uma média de 700 trabalhos inscritos por Simpósio, com o desafio de propostas de discussões de temas de alto nível e atuais na área de Engenharia de Produção.
XXXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção
O Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) é o maior evento nacional da área de Engenharia de Produção organizado pela ABEPRO - Associação Brasileira de Engenharia de Produção e já está na 35ª edição.
Reúne a comunidade acadêmica, pesquisadores, professores e estudantes, empresários, consultores, engenheiros, administradores e demais profissionais atuantes na Engenharia de Produção. Constitui-se em um dos principais divulgadores da produção técnica e científica da área e se consolidou como fórum de discussão de questões pertinentes à Engenharia de Produção no âmbito nacional. Além de promover a integração/intercâmbio do conhecimento acadêmico com o setor produtivo. Assim, o ENEGEP torna-se oportunidade ímpar para a aglutinação dos esforços de todos os que atuam nesta área vital para o desenvolvimento.
Com estimativa de público de aproximadamente 2000 participantes, o evento contará com uma programação variada de palestras nacionais, internacionais, workshops, grupos de trabalho, painéis, mini cursos e visitas técnicas, dentre outras atividades.
PIBIC/PIBIT UNICAMP
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas – PIBIC/AF - é um programa piloto do CNPq que teve início em agosto de 2009, somente para alunos da Graduação cuja inserção no ambiente acadêmico se deu pela ação afirmativa no vestibular da Unicamp, o PAAIS - Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social. O objetivo desse Programa é ampliar a oportunidade de formação técnico-científica para estes alunos.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação é um programa do CNPq que tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.